Direitos Humanos: realidade x ideologia, por Val Carvalho

Publicado em seu perfil no Facebook.


Muito reveladora essa pesquisa do instituto Ipsos sobre o controverso tema direitos humanos. O mesmo percentual de 66% que acha que os direitos humanos defendem mais os bandidos, também acha que o governo brasileiro não garante integralmente os direitos humanos. Outro dado importante é que 63% defendem os direitos humanos enquanto 21% são contra (16% não sabem).

As populações das favelas e periferias sentem na pele que seus direitos de cidadania, como emprego, saúde, educação, moradia, transporte, cultura, etc. não são respeitados pelos sucessivos governos de nossa história, mas também se sentem desamparadas contra a falta de segurança pública e com as violências de todo o tipo que se abatem sobre elas: a policial, a dos traficantes e a das milícias. Descrente da proteção do Estado, essa população vira vítima fácil da pregação dos demagogos da extrema-direita, que desde sempre atacam direitos humanos como se fosse a “defesa de bandidos”.

Por trás dessa permanente campanha da direita e principalmente da extrema-direita nos meios de comunicação e nas eleições, está a luta ideológica das elites dominantes para desviar a atenção da base popular para o fato de que o não cumprimento dos direitos humanos decorre da histórica desigualdade social e discriminação racial do país. Enquanto a base popular achar que direitos humanos defendem bandido, ela não conseguirá identificar o seu verdadeiro inimigo, as elites reacionárias e escravocratas. São estas as verdadeiras responsáveis por sua desigualdade social e, em decorrência, pela negação de seus direitos humanos por parte de governos submissos.

Daí a tensão entre a percepção da realidade, com 66% achando que o governo não garante integralmente os direitos humanos e a ideologia da direita, por ora triunfante, com os mesmos 66% achando que direitos humanos protegem bandidos. Mas, quando a opinião é “preto no branco” (e aqui cabe o trocadilho), 63% são a favor e somente 21% assumem ser contra os direitos humanos. Nessa opinião majoritária, ainda enterrada sob várias camadas da ideologia da direita, está a possibilidade para desenvolvermos a consciência da base popular na luta por democracia social e racial e pela cidadania plena.
___________________________________________________

Val Carvalho é militante histórico do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário: