Ainda estão rolando os dados: Lula Candidatíssimo! Por Daniel Samam


A estratégia do PT em dobrar a aposta e reafirmar a candidatura de Lula à Presidência da República vem se mostrando corretíssima. É o que revela a pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada ontem (14), onde Lula, mesmo sob isolamento do cárcere, permanece na liderança no primeiro turno e em todos os cenários de segundo turno testados.

A despeito da perseguição midiática e jurídica, Lula ainda venceria no primeiro e no segundo turno de seus rivais com ampla vantagem. Além disso, 38,6% dos entrevistados consideram injusta a sua condenação, contra 51% que a julgam justa. E 40,8% acreditam que Lula disputará as eleições, mesmo depois de condenado pelo Tribunal Federal da 4ª Região, contra 49,9% que acham o contrário. São dados importantes.

Lula vem se mantendo no centro da disputa e a luta por sua liberdade e pelo direito de ser candidato manterá o quadro eleitoral indefinido até às vésperas do pleito de outubro. Em 28 de julho, o nome de Lula será oficializado na convenção nacional do PT como candidato à presidência e o registro será realizado no dia 15 de agosto. No dia seguinte, Lula estará no horário eleitoral. Quando o TSE decidir sobre os pedidos de impugnação, já estaremos em setembro. E ainda caberá recurso extraordinário no STF, contra a impugnação.

O povo brasileiro só vê um nome capaz de resolver a crise econômica, o impasse político e a tragédia social causada pelo golpe de classe deflagrado em favor do capital financeiro: Lula. Não por acaso, ele é líder em qualquer pesquisa que se faça. Não por acaso é nele a esperança manifestada pela maioria do povo brasileiro.

Nenhum comentário: